Datafolha


Metade dos brasileiros tem medo de sofrer violência policial

Opinião Pública -

Pesquisa Datafolha mostra que metade dos brasileiros tem medo de sofrer algum tipo de violência por parte da polícia. Cinco em cada dez (49%) afirmaram ter medo de sofrer violência por parte da Polícia Militar (22% têm muito medo e 26% um pouco) e 51% que não têm medo. Os índices são próximos para a Polícia Civil, 46% declararam ter medo (20% têm muito medo e 25% pouco medo) e 54% que não têm medo.

De maneira geral, o temor de ser uma vítima de violência policial é maior entre os moradores das regiões Norte e Nordeste do que entre os moradores das demais regiões, entre os moradores dos municípios com mais de 500 mil habitantes do que entre os moradores de municípios menores e entre os mais pobres do que entre os mais ricos.
Nesse levantamento, nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2017, foram realizadas 2.771 entrevistas em 194 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

A maioria dos brasileiros adultos (60%) tem medo de andar em seu bairro depois do anoitecer. Desses, 39% têm muito medo e 20% pouco medo. Da parcela que não tem medo (40%), destacam-se os segmentos: homens (48%) e moradores de municípios com até 50 mil habitantes (49%).

O temor de andar a noite pelo bairro é maior entre as mulheres (68%), entre os mais velhos (67%), entre os moradores dos grandes centros urbanos (70%) e entre os moradores das capitais (70%).

Baixe esta pesquisa


Endereço da página:

Links no texto: