Datafolha


No Rio, 37% não têm interessa na eleição para prefeito

Eleições -

A primeira pesquisa Datafolha, após o registro das candidaturas para prefeito do Rio de Janeiro, mostra que nove em cada dez (90%) eleitores cariocas sabem que em novembro haverá eleições municipais. Já, uma fração de 10% desconhece o fato - o índice sobe entre os que têm 16 a 24 anos (19%) e entre os que estudaram até o ensino fundamental (19%).

Nesse levantamento, nos dias 05 e 06 de outubro de 2020, foram realizadas 900 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade do Rio de Janeiro de 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Seis em cada dez eleitores (63%) declararam que têm algum grau de interesse pela eleição para prefeito, desses, 34% têm grande interesse, 21% médio interesse e 8% pequeno interesse. Em contrapartida, 37% declararam não ter interesse na eleição para prefeito e 1% não opinou.

Para a eleição para vereador, as taxas são próximas: 59% têm algum grau de interesse (27% grande interesse, 22% médio interesse e 10% pequeno interesse), 40% não têm interesse e 1% não opinou.

De maneira geral, observa-se que o interesse pelas eleições municipais é mais alto entre os mais instruídos e cresce conforme aumenta a renda familiar mensal dos entrevistados. Por outro lado, a falta de interesse nas eleições municipais é mais alta entre os menos instruídos, entre os mais pobres, entre os que pretendem votar em branco ou nulo e entre os que se sentem inseguros em comparecer às urnas para votar.

Um terço (33%) dos eleitores declarou se sentir inseguro em comparecer às urnas no dia 15 de novembro, já, 44% declararam se sentir um pouco seguros e 21% muito seguros. Uma fração de 1% não opinou.

O sentimento de insegurança é mais alto entre as mulheres do que entre os homens (40% ante 26%), entre os menos instruídos do que entre os mais instruídos (38% ante 24%), entre os mais pobres do que entre os mais ricos (37% ante 12%), entre os que se autodeclararam pretos (42%) e entre os que pretendem votar em branco ou nulo (51%).

Baixa a pesquisa completa


Endereço da página:

Links no texto: